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GARGALOS EDUCACIONAIS E MARASMO PETISTA

GARGALOS EDUCACIONAIS E MARASMO PETISTA

MODELO DE ENSINO MÉDIO INDEFINIDO

Segundo informações do INEP, 70% dos estudantes de ensino médio não têm conhecimento suficiente em português e matemática. Na última prova do PISA, entre 79 países, o Brasil ocupou o 57º lugar em leitura, o 66º lugar em ciências e o 70º lugar em matemática. De acordo com o IPEA, na Nota Técnica intitulada: “Fim de uma era: desafios para a atuação federal na Educação Básica”, em 1988 o Brasil ocupava um dos piores lugares de classificação em educação nas Américas, com uma média de 5,1 dos brasileiros de 25 a 65 anos de idade matriculados, enquanto no Chile essa média era de 8,9 matriculados nessa faixa etária, no Paraguai de 8,8 e no Peru de 8,2. Nesse mesmo ano de 1988, completaram o ensino primário 33% das crianças matriculadas no Brasil, 95% das crianças matriculadas no Uruguai e 91% das crianças matriculadas no Panamá. Ainda em 1988, 18% dos jovens cursavam o ensino secundário no Brasil, 83% no México e 95% na Argentina.

Os alunos de Ensino Superior matriculados no Brasil em 2018 chegavam a 8,4 milhões, sendo 24,6% deles em instituições públicas. Nesse mesmo ano, ingressaram nos cursos de graduação existentes no país 3,4 milhões de alunos. Em 2019, apenas 21% dos alunos matriculados de 25 a 34 anos de idade concluíram o ensino superior. Esse número constitui um percentual bem inferior à média dos países que integram a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECDE), que é de 44%. No Brasil, a proporção de alunos com nível superior é menos da metade da existente nos Estados Unidos.

O Brasil tem 122.295 estudantes de pós-graduação, dos quais 76.323 são de mestrado acadêmico, 4.008 de mestrado profissional e 41.964 de doutorado (segundo dados da CAPES). Apenas 0,8% dos brasileiros de 25 a 64 anos concluíram mestrado. A média nos países da OCDE é 16 vezes maior: 13% das pessoas dessa faixa etária têm mestrado. No Brasil, apenas 0,2% dos adultos têm doutorado. A média nos países que integram a OCDE é de 1,1%.

No Brasil, o ensino superior particular concentra 75% das matrículas, diferentemente dos países da OCDE, onde o ensino particular superior representa menos de um terço dos estudantes.

Encontramos o nosso sistema de ensino acompanhado de números preocupantes. Por enquanto, o governo Lula só formulou propostas mirabolantes, de cunho ideológico (controle da midia digital, policiamento das opiniões dos brasileiros, ameaças contra a liberdade de pensamento, estatismo com todas as suas mazelas com abandono das privatizações e esquecimento da lei de responsabilidade fiscal, alinhamento, no plano internacional, com o que de mais atrasado há no item liberdade cidadã, fechando acordos com a China e defendendo a Rússia, descaradamente, no atual conflito desfechado por Putin contra a Ucrânia, além das conhecidas e malucas críticas aos Estados Unidos e à Europa pela sua política contrária ao terrorismo russo em face dos seus vizinhos ucranianos).

No terreno educacional, a pérola do dia é o desmantelamento das reformas do segundo grau profissionalizante, que redimiria o nosso ensino público do abandono sistemático dos adolescentes, em face de uma proposta educacional ultrapassada e ideologizante. Haja oxigênio para não morrer de asfixia nessa atmosfera tão poluída!