Voltar

EIITI SATO - BRASIL DE ONTEM

EIITI SATO - BRASIL DE ONTEM

SELEÇÃO BRASILEIRA ESPERA O TREM PARA VIAJAR À CAPITAL, RIO DE JANEIRO, PARA TOMAR O AVIÃO QUE A CONDUZIRIA A ESTOCOLMO, NA SUÉCIA, SEDE DA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DE 1958

Uma característica de qualquer geração que chega à "terceira idade" é o inevitável saudosismo. Recebi esta foto que, em tempos de Copa do Mundo, despertou esse sentimento de saudosismo. À época da partida da Seleção Brasileira para o Catar, um comentarista esportivo apontava o fato de que a bagagem da seleção era de quase 10 toneladas, e boa parte da seleção nem saiu do Brasil. Já imaginaram Neymar, Thiago Silva, Casemiro, etc. etc. esperando o trem em Poços de Caldas?

É claro que eram outros tempos e ninguém pensa que "deveriam" voltar, mas não deixam de despertar uma gostosa nostalgia de um tempo em que mesmo ídolos do futebol, capazes de ganhar uma Copa do Mundo, eram bem mais parecidos e mais próximos de nós, das pessoas comuns. Lembro-me de que na Copa de 1962, em vários pontos do centro de São Paulo foram instalados "telões" que reproduziam um campo de futebol com pontos de luz que iam se acendendo acompanhando o deslocamento da bola pelo campo, enquanto se ouvia a narração do jogo entusiasmada e quase poética do Fiori Gigliotti ou do Pedro Luiz.

Para aqueles que nasceram já na era digital, das imagens ao vivo, multicoloridas e fantasticamente plásticas, das transmissões por satélite não podem, nem remotamente, imaginar a poesia e as belezas daqueles tempos. Éramos todos muito ricos e muito pobres ao mesmo tempo.

Um abraço,

Eiiti