Voltar

DINORAH DE ARAÚJO BERBERT DE CASTRO (1933-2024) - IN MEMORIAM

DINORAH DE ARAÚJO BERBERT DE CASTRO (1933-2024) - IN MEMORIAM

SEDE DA UNIVERSIDADE GAMA FILHO EM 2010 (BAIRRO PIEDADE - RIO DE JANEIRO)

Faleceu recentemente, em Salvador, a Professora Dinorah de Araújo Berbert de Castro. Possuía os seguintes títulos acadêmicos: licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador (1969), especialização em Metodologia e Pesquisa pela Universidade Católica do Salvador (1993), especialização em Ideologia e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Bahia (1973) e doutorado em Filosofia, na área de Estudo do Pensamento Luso-Brasileiro, pela Universidade Gama Filho (1983), ao ensejo do qual defendeu original tese sobre o tradicionalismo de Dom Romualdo Antônio de Seixas (1787-1860) Marquês de Santa Cruz, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil. Foi colaboradora do Centro de Documentação do Pensamento Brasileiro, fundado pelo saudoso Antônio Paim (1927-2021), tendo sido Presidente da mencionada Instituição. Foi, também, Professora titular da Universidade Católica do Salvador, Professora Adjunta da Faculdade São Bento da Bahia e lecionou na Universidade Aberta de Portugal, tendo sido Membro de corpo editorial das Revistas Análise & Síntese e Paradigmas. A professora Dinorah era membro da Academia Brasileira de Filosofia (Rio de Janeiro), na qual ocupava a Cadeira de número 46.

A professora Dinorah lecionou, durante vários anos, na Universidade Federal da Bahia e na Universidade Católica de Salvador, nos Cursos de Filosofia, Serviço Social, Comunicação Social e Propaganda. Desenvolveu a atividade docente, também, na Escola Baiana de Medicina. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Filósofos Católicos – região norte e nordeste e membro do Instituto Brasileiro de Filosofia. A Academia Brasileira de Filosofia honra a sua memória como uma das mais incansáveis pesquisadoras do Pensamento Brasileiro.

Bibliografia

Castro, Dinorah de Araújo Berbert de. A filosofia do Dr. José Francisco da Silva Lima. Salvador, 1982. (Prêmio Silva Lima da Oficina Literária Afrânio Coutinho).

Castro, Dinorah de Araújo Berbert de. A mulher submissa: Teses da Faculdade de Medicina da Bahia no século XIX. Salvador: Press Color, 1996, 219 pp.

Castro, Dinorah de Araújo Berbert de. Idéias filosóficas na Faculdade de Direito da Bahia: 1891-1991 (294 folhas mimeografadas. Em colaboração com Francisco Pinheiro Lima Júnior). Salvador: Universidade Federal da Bahia – Faculdade de Direito, 1997, 258 pp.

Castro, Dinorah de Araújo Berbert de. Idéias filosóficas nas teses inaugurais da Faculdade de Medicina da Bahia. Salvador, 1973, 383 pp. datilografadas. (Trabalho apresentado à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, para a obtenção do título de Mestre em Ciências).

Castro, Dinorah de Araújo Berbert de. O tradicionalismo em Dom Romualdo Antônio de Seixas. Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho, 1983, (374 folhas mimeografadas). (Tese de doutoramento apresentada ao Departamento de Filosofia da Universidade Gama Filho, como requisito parcial para a obtenção do grau de Doutor em Filosofia).

Castro, Dinorah de Araújo Berbert de. Padre Mestre; Cônego Doutor Antônio Joaquim das Mercês (1789-1854), Mestre de Filosofia. (Obra em colaboração com Francisco Pinheiro Lima Júnior). Salvador: Mensageiro da Fé, 1977, (129 pp).

Castro, Dinorah de Araújo Berbert de. Virgílio de Lemos, mestre de uma geração. Salvador, 1971. (138 pp. mimeografadas).

Paim, Antônio (organizador). Dicionário biobibliográfico de Autores Brasileiros. Brasília: Biblioteca do Senado Federal. Salvador: Centro de Documentação do Pensamento Brasileiro (CDPB). 1999. Coleção Biblioteca Básica Brasileira do Senado Federal.

Paim, Antônio. História das idéias filosóficas no Brasil. 6ª edição. (Apresentação de Ricardo Vélez Rodríguez: “Meu mestre: Antônio Ferreira Paim”). Edição organizada por Antônio Roberto Batista. São Paulo. Produtor: César Kyn D’Ávila (CEDET). Campinas: Távola Editorial, 2020.

Paim, Antônio. O estudo do pensamento filosófico brasileiro. (2ª edição revista e ampliada). São Paulo: Convívio, 1986.